quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os 4 R's


Os 4 Rs

Esta semana, caiu em minhas mãos um livro chamado A transparência é a alma do negócio (http://www.rrpp.com.br/rrpp.php) de Manoel Marcondes Neto, professor Adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ.

O livro apresenta 4 principais conceitos (4 Rs),  que são na verdade 4 demandas para o ambiente de negócios atual: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação.

Segundo o autor, reconhecimento é a propriedade de uma organização ser identificada por seu público como única; relacionamento é a base das relações entre uma organização e seu publico alvo; reputação é algo muito critico para organizações que desejam se manter no mercado, que se constrói ao longo da história da organização; e finalmente relevância é o critério de busca por uma organização e que deve ser mantida através de atitudes coerentes e constantes com valores expressos diante dos fatos, exigindo esforços permanentes.

Mas por que estamos falando disso aqui?

Porque todos estes 4 elementos estão diretamente relacionados a transparência organizacional. Uma organização certamente será mais reconhecida e única quanto mais transparente for com seu público. Ser transparente é apresentar ao cliente como as coisas são feitas na organização permitindo que este saiba do que está participando quando decide se relacionar com esta organização. O relacionamento, também pode ser extremamente facilitado quanto maior a transparência da organização para com o seu cliente. Se o cliente entende bem o que acontece na organização, certamente melhores acordos entre estes poderão ser celebrados. No que tange a reputação, certamente quanto mais transparência nas ações da organização melhor sera sua reputação com o publico consumidor de seus serviços. Por fim a relevância, que pode ser usada pelo cliente para dentificar a organização que ele deseja e que quanto mais informações tiver sobre esta melhor para fazer sua escolha.

Isso nos mostra que a transparência organizacional torna-se cada vez mais necessária na intenção de permitir que as organizações possam ser facilmente reconhecidas, se relacionar da melhor forma com seus clientes, ter a relevância adequada no seu mercado e possuir uma reputação cada vez melhor com seu publico alvo.

Claudia Cappelli 

Professora Adjunta Departamento Informática - UNIRIO

Um comentário:

  1. Quando a Comunicação e a Informação se encontram (e as ditas "T.I.C.s" estão aí, mesmo), as possibilidades de apoio à gestão se multiplicam. E amplia-se a base de suporte à tomada de decisão.

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